Pau- Brasil
O pau-brasil na época pre-colonial foi muito explorado.
Poucos brasileiros já tiveram o privilégio de ver uma árvore de pau-brasil. Isso porque as regiões onde eram encontradas grandes quantidades desta espécie sofreram um violento processo de devastação que praticamente fez com que o pau-brasil fosse incluído na lista das espécies ameaçadas de extinção. Porém, graças a algumas iniciativas louváveis no campo da preservação do meio ambiente, nos últimos anos, nossa árvore aos poucos vai tentando recuperar seu status de cidadã brasileira.
O pau-brasil. É uma Madeira de tingir tecidos, era conhecidas polos europeus desde o tempos das cruzadas, quando as primeiras foram trazidas das Índias.
Características do Pau- Brasil
Em relação à sua forma, ela é uma planta espinhenta que chega a medir de 8 a 30 metros de altura. Seu tronco mede de 40 a 70 cm de diâmetro e suas folhas têm de 10 a 20 cm. Sua madeira é dura, muito pesada, compacta, resistente e de textura fina e incorruptível. A madeira é uniformemente laranja ou vermelho-alaranjada e se torna vermelho-violácea com reflexo dourado após o corte. Suas flores são amarelas, sendo que uma das pétalas apresenta uma mancha vermelho-púrpura. Das flores exala um suave perfume.
Fonte:http://ww2.sescsp.org.br/sesc/hotsites/paubrasil/cap1/caracter.htm
Imagem do google
Nathalia Uryu e Joana
Nenhum comentário:
Postar um comentário