Novas rotas comerciais marítimas
As Grandes Navegações da Época Moderna
A expansão comercial e marítima foi acompanhada de avanços importantes na arte da navegação. Os estudos do humanismo renascentista em muito contribuíram para isso. Os conhecimentos trazidos pela astronomia e pela cartografia ajudavam a calcular as distâncias e conhecer a localização dos navios, permitindo que as rotas fossem traçadas com um pouco mais de precisão. A arte de navegar também se beneficiou de instrumentos náuticos difundidos na época, como o astrolábio* e a Bússola
Astrolábio: instrumento astronômico inventado por Hiparco, astrônomo e matemático grego, para medir as alturas de um astro acima do horizonte, que dava a distância do navio em relação ao seu ponto de partida. A altitude do Sol do meio-dia servia de referência para informar a hora e fixar a latitude.
Você sabia?
As viagens pelo Oceano Atlântico, além de serem uma enorme aventura, pois muitos não voltavam, eram marcadas por grande desconforto. A alimentação era deficiente. Comia-se basicamente peixe, carnes salgadas e biscoitos duros- que às vezes ficavam mofados! As provisões de água eram bastante racionadas.
Postada por: Nicoly :)
Puxa!! Nicoly rumo ao 10!!
ResponderExcluir