terça-feira, 27 de agosto de 2013

A Espanha e as navegações Resumo aula 38



Imagem representando a saída de Colombo rumo ao Oriente.

1. Introdução

A expansão marítima da Espanha começou oitenta anos após os portugueses lançarem-se na busca de um novo caminho marítimo para as Índias.
Você estudou no segundo bimestre as condições históricas que explicam as dificuldades iniciais da Espanha para projetar-se na grande aventura ultramarina.

2. Colombo, um jovem perseguindo um sonho

No ano de 1451, na cidade italiana de Gênova, nascia Cristóvão Colombo. O menino foi criado numa cidade à beira-mar, com um porto sempre repleto de navios. A leitura do livro As viagens de Marco Polo teria despertado, segundo muitos cronistas, o interesse do jovem Colombo pela navegação. Aos 14 anos, quando ingressou pela primeira vez em um navio, como grumete, perseguia já um sonho: chegar ao Oriente, terra onde Marco Polo havia estado.
Cristóvão Colombo, a serviço da Espanha, realizou o Ciclo Ocidental de Navegações, descobrindo a América em 1492.
Posteriormente, Colombo teve acesso a um mapa de Toscanelli, eminente cartógrafo e estudioso florentino que lhe deu a certeza de que poderia atingir as Índias pela rota ocidental. Se saísse da Europa e navegasse para o Ocidente, chegaria ao Oriente. Isso só seria possível se a Terra fosse redonda, fato do qual muitos duvidavam.
Colombo escolheu um caminho diferente daquele que os portugueses vinham tentando percorrer para chegar ao Oriente. Embora fosse correta a hipótese da esfericidade da Terra, as informações de que dispunha quanto à distância a ser percorrida estavam erradas. Procurando ir para o Oriente, Colombo, na verdade, chegou à América.
"Se a Terra é redonda, um navio que parta daqui e vá sempre na direção leste há de chegar lá."
Cristovão Colombo

3. A caminho da América

Colombo não conseguiu apoio imediato para o financiamento de seu projeto. Isso podia impedir sua realização, pois era necessário um capital significativo para a construção dos navios e para contratar a tripulação.
O rei de Portugal não deu atenção às idéias do navegador italiano e muitos marinheiros e cartógrafos acreditavam que ele era um visionário. Os reis católicos da Espanha receberam Colombo muitas vezes em sua corte e, finalmente, em 1492, após a expulsão do último reduto mouro em Granada, o sonho poderia concretizar-se. A Espanha iria financiar sua aventura.
Em agosto daquele mesmo ano a nau Santa Maria, e as caravelas Pinta e Nina zarparam do porto de Palos rumo ao oeste. Colombo era o comandante de aproximadamente 100 homens. Muitos eram criminosos que obteriam a liberdade, caso continuassem vivos.
Foram 61 dias de viagem nos quais Colombo teve de resolver um perigoso motim. A tripulação estava assustada com a possibilidade de não encontrar terra. Um grupo de marinheiros pretendia degolar o comandante.
12 de outubro de 1492 o grupo atingiu a América. Chegaram à ilha de Guanaani, hoje São Salvador. Colombo não teve a dimensão de que estava em uma nova terra, desconhecida do universo europeu. Ao encontrar os “povos da terra”, denominou-os índios. A história acabou incorporando a incorreção de Colombo.
O objetivo de alcançar as Índias, de fato, só foi atingido anos depois e por outro navegador. O português Fernão de Magalhães, a serviço da Espanha, iniciou em 1519 a primeira viagem de circum-navegação, mas morreu antes de completá-la. Essa tarefa coube a Sebastião Elcano, que atingiu as Índias em 1522. A partir daí não havia mais dúvidas de que a Terra é redonda...
NOVAES, Carlos Eduardo e LOBO, César. História do Brasil para principiantes, S. Paulo, Ática, 1997 p.25.


Você sabia?
Porque América e não Colômbia?
Entre 1492 e 1502 Colombo fez quatro viagens à Améca e não se apercebeu das dimensões continentais da terra. navegador Américo Vespúcio corrigiu o erro de seu antecessor, e acabou dando o seu nome ao continente.


Nevegação de Colombo e Fernão de Magalhães.
Viagem dos Navegadores Espanhóis
Cristóvão Colombo
Fernão de Magalhães e Sebastião Elcano (primeira viagem de circunavegação)


Navegações da Espanha
1492Cristóvão Colombo chega à América.
1504Américo Vespúcio chega à América e lança a tese da terra ser parte de um novo continente.
1513Américo Vespúcio chega à América e lança a tese da terra ser parte de um novo continente.
1515João Dias de Sólis entra no estuário do Rio da Prata.
1519Hernán Cortez conquista o México e Alonso de Piñeda faz o reconhecimento da Flórida.
1519-1522Viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, finalizada por Sebastião Elcano.
1531-1533Francisco Pizarro conquista o Peru.


Você sabia?
"O ovo de Colombo"
Conta-se que, durante um jantar, nobres espanhóis desprezavam a grande realização de Colombo, afirmando que era fácil descobrir novas terras. Colombo teria perguntado se alguém conseguia colocar um ovo em pé, ao que todas responderam: impossível! O navegador genovês teria dado uma pancadinha no ovo, firmando-o em pé: — "Oh, assim é fácil!" — exclamaram os fidalgos — "Facílimo". — disse Colombo, "mas depois que eu fiz". Do mesmo modo as terras descobertas."Facílimo descobri-las, mas depois que eu descobri".
LOBATO, Monteiro – História do Mundo para Crianças.
Ed. Brasiliense. S. Paulo, 1994 p.130.

4. A partilha do Novo Mundo

Após a 1ª viagem de Colombo, o rei de Portugal ameaçou invadir com uma frota naval as terras espanholas na América. Era a continuação de uma antiga rivalidade entre os países ibéricos.
Ante a iminência de um conflito, o Vaticano colocou-se como árbitro na questão, estabelecendo dois tratados de divisão de terras: a Bula Inter Coetera e o Tratado de Tordesilhas:
Bula Inter Coetera
ANO: 1493
MEDIADOR: Papa Alexandre VI
LINHA DEMARCATÓRIA: 100 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde.
ESPANHA: terras localizadas a oeste
PORTUGAL: terras localizadas a leste
Portugal não assinou este tratado, pois não teria direito a terras, ficando com a parte oceânica.


Tratado de Tordesilhas
ANO: 1494
MEDIADOR: Papa Alexandre VI
LINHA DEMARCATÓRIA: 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde.
ESPANHA: terras localizadas a oeste
PORTUGAL: terras localizadas a leste
Parte das terras do Brasil ficava com Portugal, o meridiano de Tordesilhas passaria por Belém, ao norte e Laguna, ao sul (litoral de Santa Catarina).


A partilha do mundo descoberto entre Portugal e Espanha, pela Bula de 1493 e pelo Tratado de Tordesilhas.
Viagem dos Navegadores Espanhóis
Bula Inter Coetera (1493) 
Tratado de Tordesilhas (1494)
Com o Tratado de Tordesilhas, foram definidos os territórios que caberiam aos países que primeiro haviam chegado à América. Inglaterra, França e Holanda, que haviam ficado de fora da partilha do Novo Mundo, não se conformaram. O rei francês Francisco I chegou a dizer, em 1540, que gostaria de ver o “testamento de Adão” para saber como este dividira o mundo! Esses países entraram na disputa com os países ibéricos, mandando, desde o século XVI, expedições para a América, Ásia e África. Pela força ou valendo-se da pirataria, buscavam partilhar das riquezas possibilitadas pela expansão marítima.
Descoberta a América, começava a conquista do Novo Mundo.

Postado Por: Matheus H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário