sexta-feira, 29 de novembro de 2013

É isso ae, as férias chegou e o ano acabando.
Tenho certeza que todos gostaram de participar em um blog.
Algumas vezes te decepcionamos né Thiago? Notas baixas, blog, participação... mas alguns deram o máximo para tudo.
Queremos que o blog continue com a gente até o 9º ano, ou até o colegial haha!
É isso Thiago, queremos agradecer a você por fazer uma aula divertida com o blog e brincadeiras.


- Carol :B

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CLASSE,
AS AULAS ESTÃO ACABANDO, MAS O CLIMA HISTORICO NAO NE GENTE? 
VAMOS CONTINUAR POSTANDO, VISUALIZANDO, E FAZENDO DE TUDO PARA AS MELHORIAS DE CONDIÇÕES AO NOSSO BLOG, POR FIM ESTE É O NOSSO BLOG, E NAO DEVEMOS HERDAR PARA OUTRAS SALAS, O NOSSO BLOG, O NOSSO HISTORIOLLANDO, VAMOS NOS DEDICAR MAIS PARA QUE ANO QUE VEM O NOSSO 8° ANO ESTEJA COMPLETADO COM O BLOG.

FLW, 
LALA


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

trabalho da chica da silva


 Chica da Silva


Francisca da Silva de Oliveira, ou simplesmente Chica da Silva , foi uma escrava, posteriormente alforriada, que viveu no Arraial do Tijuco, atual Diamantina, Minas Gerais, durante a segunda metade do século XVIII.
Manteve durante mais de quinze anos uma união consensual estável com o rico contratador dos diamantes João Fernandes de Oliveira tendo com ele treze filhos . O fato de uma escrava alforriada ter atingido posição de destaque na sociedade local durante o apogeu da exploração de diamantes deu origem a diversos mitos
Era filha do português Antônio Caetano e Sá e da escrava Maria da Costa, da Costa da Mina, por meio de um relacionamento extraconjugal. Foi registrada no Arraial Milho Verde, no município de Serro Frio, atual Serro. Foi libertada por solicitação de João Fernandes de Oliveira, um contratador de diamantes.
Foi escrava do sargento-mor Manoel Pires Sardinha , proprietário de lavras no Arraial do Tijuco. Nesta época teve pelo menos um filho, Simão Pires Sardinha, nascido em 1751, que teve como padrinho de batismo o então Capitão dos Dragões do Distrito Diamantino, em homenagem ao qual recebeu o nome. O registro de batismo deste filho não declara a sua paternidade, mas Manoel Pires Sardinha deu-lhe alforria e nomeou-o como um de seus herdeiros no seu testamento, daí o uso do mesmo sobrenome. Simão Pires Sardinha foi educado na Europa e veio a ocupar cargos importantes no governo da Corte. Embora não haja comprovação, alguns autores pretendem que ele teria tido parte na Inconfidência Mineira.
Em seguida, Chica da Silva foi vendida ou dada como escrava a José da Silva e Oliveira Rolim , o Padre Rolim. Ele foi, posteriormente, condenado à prisão pela importante participação que teve na Inconfidência Mineira. Também veio a viver com Quitéria Rita, uma das filhas de Chica da Silva e João Fernandes.
Pouco tempo depois, em 1754, João Fernandes de Oliveira chegou ao Arraial do Tijuco para assumir a função de contratador dos diamantes , que vinha sendo exercida por seu pai homônimo desde 1740. Em 1754 Chica da Silva foi adquirida ou alforriada pelo novo explorador de diamantes João Fernandes. Nesta época ela possuía ao menos dois filhos, quando então passou a viver com o contratador, ainda que nunca tivessem se casado oficialmente.
A união consensual estável de João Fernandes e Chica da Silva não foi um caso isolado na sociedade colonial brasileira de envolvimento de homens brancos com escravas. Distinguiu-se por ter sido pública, intensa e duradoura, além de envolver um dos homens mais ricos da região durante o apogeu econômico.
Os amantes separaram-se em 1770, quando João Fernandes de Oliveira necessitou retornar a Portugal para receber os bens deixados em testamento pelo pai. Ao partir, João Fernandes levou consigo os seus quatro filhos homens. Em Portugal, os filhos homens de Chica da Silva receberam educação superior, ocuparam postos importantes na administração do Reino e até receberam títulos de nobreza.
Chica da Silva ficou no Arraial do Tijuco com as filhas e a posse das propriedades deixadas por João Fernandes, o que lhe garantiu uma vida confortável . Suas filhas receberam a melhor educação que se dava às moças da aristocracia local naquela época , sendo enviadas para o Recolhimento de Macaúbas , em Santa Luzia (Minas Gerais), onde aprenderam a fazer tricô, foram letradas, receberam instrução musical. Dali, só saíram em idade de se casar, embora algumas tenham seguido a vida religiosa.
Faleceu em 1796. Como era costume na época, Chica da Silva tinha o direito de ser sepultada dentro da igreja de qualquer uma das quatro irmandades a que pertencia. Foi sepultada dentro da igreja de São Francisco de Assis pertencente a mais importante irmandade local, um privilégio quase que exclusivo dos brancos ricos, o que demonstra que mantinha a condição social mais alta mesmo vários anos após a partida de João Fernandes para Togo.
Thiago só postei hoje porque ontem eu não estava conseguindo postar porque estaca falando que estava indisponível, não sei se você ira aceitar maais esta aí.
SABRINA Nº: 21

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Milton Santos

Biografia:
Milton Santos nasceu em 3 de maio de 1926. Quando criança migrou para outras cidades: Ubaitaba, Alcobaça (onde aprendeu álgebra e falar francês) e Salvador.
          Aos 15 anos passou a lecionar Geografia, e aos 18 fez o vestibular de direito em Salvador.
          Depois fez o concurso para professor catedrático no Colégio Municipal de Ilhéus. Nesta época escreveu o livro “Zona do Cacau” , já incluído na Coleção Brasiliano, e já com influencia na Escola Regional Francesa.

          Em 1958 conseguiu seu doutorado na Universidade de Straburgo na fronteira entre Alemanha e França , então quando voltou ao Brasil criou o Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais.



- Fernando - nº4

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Milton_Santos

( Thiago, só postei de novo o trabalho, o mais antigo está lá atrás)

Leiam com atenção Galera!!

ANGENOR DE OLIVEIRA É UM HERÓI. 
VOCÊ O CONHECE?


Cartola (Angenor de Oliveira). Compositor, cantor,sambista. 

O porque do apelido Cartola: Arranjou emprego de servente de obra e passou a usar um chapéu-coco para se proteger do cimento que caía de cima. Por usar esse chapéu, ganhou dos colegas de trabalho o apelido "Cartola".

Na minha opinião, o Cartola foi uma grande inspiração para milhares de pessoas que vivem nas favelas e nos subúrbios das grandes cidades do Brasil, pois sua música fala de alegria de viver e de sempre fazer o melhor de si. Selecionei um trecho de uma matéria que fala sobre sua importância para a história do samba:

" Em 1925, com seu amigo Carlos Cachaça, que seria seu mais constante parceiro, foi um dos fundadores do Bloco dos Arengueiros. Da ampliação e fusão desse bloco com outros existentes no morro, surgiu, em 1928, a segunda escola de samba carioca. Fundada a 28 de abril de 1928, o G.R.E.S Estação Primeira de Mangueira teve seu nome e as cores verde e rosa escolhidos por ele."



Fonte de Pesquisa:
www.acordacultura.com.br/artigos

Postado por Professor, para dar um exemplo aos trabalhos futuros...
Vejam bem, galerinha: o trabalho tem um título, muito importante para iniciar a conversa e identificar seu trabalho; em seguida tem uma pequena explicação sobre o apelido do personagem, uma curiosidade; logo depois um texto curto escrito por mim ( o que faltou em muitos trabalhos!); logo para finalizar, eu coloquei um trecho de uma matéria com informações mais específicas, que eu pesquisei em um site. Portanto eu copiei, sim, mas coloquei entre aspas e escrevi de onde copiei! 

É preciso prestar atenção para esses detalhes pois os próximos trabalhos serão mais exigentes. 
Parabéns aos que se dedicaram e fizeram a atividade! 
Até a próxima aula!
Prof.

TRABALHO DE HISTORIA - FALCÃO

  

               F A  L C Ã O   -   O  R A P P A


  Nome completo: Marcelo Falcão Custódio 

        TAMBÉM CONHECIDO COMO : Falcão

   NACIMENTO : 31 de maio de 1973 (40 anos)

         LOCAL DE NASCIMENTO : Rio de Janeiro

  GÊNEROS: Reggae, 
                    Rock alternativo, 
                    Rap rock, 
                    Funk rock,
                    Sampa-rap,
                    Hip hop.

         INSTRUMENTOS: Vocal,
                              Violão

 GRAVADORA:  Warner Music

            AFILIAÇÃO(ÕES) : O rappa,
                                   Charlie Brown Jr.,
                                   Planet Hamp, 
                                   Marcelo D2,
                                   Raimundos, 
                                   Nação Zumbi

Pagina Oficial : marcelofalcaooficial.com.br




Michelle Camargo  ~.~ 

Trabalho de História - Machado de Assis

Ficheiro:Machado-450.jpg 


Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.
Nascido no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidade. Os biógrafos notam que, interessado pela boemia e pela corte, lutou para subir socialmente abastecendo-se de superioridade intelectual. Para isso assumiu muitos cargos políticos Sua extensa obra constitui-se de nove romances e peças teatrais, duzentos contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas. Machado de Assis é considerado o introdutor do Realismo no Brasil, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas(1881). Este romance é posto ao lado de todas suas produções posteriores, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires, ortodoxamente conhecidas como pertencentes a sua segunda fase, em que se notam traços de pessimismo e ironia, embora não haja rompimento de resíduos românticos. Sua obra foi de fundamental importância para as escolas literárias brasileiras do século XIX e do século XX e surge nos dias de hoje como de grande interesse acadêmico e público. Influenciou grandes nomes das letras, como Olavo Bilac, Lima Barreto, Drummond de Andrade, John Barth, Donald Barthelme e outros. Machado de Assis é considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões.  
Data de nascimento:  21 de Junho de 1839
Data de falecimento:  29 de Setembro de 1908 aos 69 anos.   




Bruna L S Kometani 
Nº 02 




O dia 20 de novembro foi escolhido como Dia da Consciência Negra, pois, foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares.
Ganga Zumba foi o primeiro grande líder do Quilombo dos Palmares. Ganga Zumba foi o primeiro grande líder do Quilombo dos Palmares, ele chegou a Palmares por volta de 1630
 assumiu a posição de herdeiro do reino de Palmares, era filho da princesa Aqualtune, governou entre 1670 e 1678.lutas pela libertação dos negros em Pernambuco e principalmente do Zumbi dos Palmares,

Ganga-Zumba foi o primeiro grande chefe conhecido do Quilombo de Palmares. Era tio de Zumbi e celebrizou-se por ter assinado um tratado de paz com o governo de Pernambuco.
Em 1677, Palmares travou dura guerra contra a expedição portuguesa de Fernão Carrilho. Nesta batalha, as tropas da coroa fizeram 47 prisioneiros, entre os quais dois filhos de Ganga-Zumba, Acaiene, netos e sobrinhos.




Francisco

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Anderson Varejão é atualmente um jogador da NBA.
Parou de jogar por alguns meses pois teve uma lesão no tendão.
Anderson foi escolhido pelo Orlando Magic no Draft de 2004.
Seus números na NBA são, por jogo da temporada regular: 419 jogos, 24,41 minutos, 9,1 pontos, 6,9 rebotes, 0,9 assistências, 0,9 roubadas de bola e 0,7 tocos. Totaliza até agora 2980 pontos.












Luís Lázaro Sacramento Ramos (Salvador1 de novembro de 1978) é um atorcineasta e escritor de literatura infantil brasileiro. O ator foi indicado ao Emmy (2007) de melhor ator por sua interpretação na novela Cobras & Lagartos como Foguinho.
Lázaro Ramos é casado com a atriz Taís Araújo, mãe do primeiro filho do casal: João Vicente de Araújo Ramos, nascido em 18 de junho de 2011. Lázaro contracenou com Taís na telenovelaCobras & Lagartos, interpretando o personagem Foguinho, um trambiqueiro simpático que caiu no gosto do público e pelo qual foi indicado ao Emmy de melhor ator no ano de 2007.

Por: vito cheno
fonte: wikpedia

paulinho

o paulinho nasceu 25 de julho 1988


aos 24 nos de idade o paulinho começou a jogar futebol de campo começou no meio de campo em um time da serie c , o paulinho tinha um objetivo ganhar a taça da libertadores ele entro no corinthians e começo a ganhar jogos e fora para semi final , final e ganharam ai elee fico ate acabar o seu contrato como corinthians e foi paraum time internacional

feito por           feito por  higor




Marcos Evangelista de Morais , mais conhecido como Cafu, é um ex-futebolista brasileiro. Atuava principalmente na lateral direita.
atuou em muitos times famosos como: São paulo, Palmeiras, Milan e a seleção brasileira



Por: Pedro z
fonte: wikpédia