quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Cana de açucar no período colonial


Heey pessoal, como eu pedi pro Tiago o assunto do 8º ano eu vim aqui falar justamente dele, espero que fiquem curioso ehuheuehue

By: Maria Fernanda

A base da economia colonial era o engenho de açúcar. O senhor de engenho era um fazendeiro proprietário da unidade de produção de açúcar. Utilizava a mão-de-obra africana escrava e tinha como objetivo principal a venda do açúcar para o mercado europeu. Além do açúcar destacou-se também a produção de tabaco e algodão. As plantações ocorriam no sistema de plantation, ou seja, eram grandes fazendas produtoras de um único produto, utilizando mão-de-obra escrava e visando ao comércio exterior. O Brasil se tornou o maior produtor de açúcar nos séculos XVI e XVII. As principais regiões açucareiras eram a Bahia, Pernambuco, parte do Rio de Janeiro e São Vicente (São Paulo). O Pacto Colonial imposto por Portugal estabelecia que o Brasil (Colônia) só podia fazer comércio com a Metrópole, não devendo concorrer com produtos produzidos lá. Logo, o Brasil não podia produzir nada que a Metrópole produzisse.

Tem mais aqui nesse blog: http://cpmg-hbr.blogspot.com.br/2010/04/cana-de-acucar-no-periodo-colonial.html

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

As férias chegaraaaam!!!!! Finalmente hein, pra uns ferias, pra outros recuperação, mais independentemente disso, adorei passar esse ano maravilhoso com vcs e com o blog!! Muitos anos virão e a gente vai continuar com o bog, tenho certeza!!! Obrigado a todos vcs por fazerem meu ano muuuitooooo boooom, e sei que tem uns que vão sair do colégio, mais não do meu coração!! Assim como os professores que vão sair, ou seja, apenas o William!! ( espero que não sai mais nenhum, amooo todoos e já estou muito triste com a saída do tio will haha )enfim, obg as meninas que sempre me entenderam e foram companheiras e amigas seeempreee, quando precisarem é só chamar ;), obg aos meninos por alegrarem todos os nossos dias e aos professores por passarem o que sabem de melhor para nós, o conhecimento! Pois sem ele não seríamos nada e conhecimento não se compra!!!! Um agradecimento especial ao Thiago por ter nos proporcionado o blog! Adorei a experiência!! Eeeeenfiiimmmm boas férias a todos e até o ano que vem !!!! ( ou até qualquer dia aí) Bjokas Nic :)